top of page

INTIMAr
a escrita

encontros que encorajam intimidade e investigação 

Sobre o INTIMAr

Esse projeto nasce da minha própria intimidade com a escrita, do desejo de conduzir encontros que trabalhem essa construção. Audre Lorde conta que a única maneira de ensinar poesia é ensinar sobre si, ensinar sobre perceber quem se é. Essa é a convocação.  Propor encontros de escrita criativa para diversos públicos. Um espaço onde tanto quem já tem experiência na escrita – seja na literatura, no cinema ou em outras artes – pode se nutrir de novas inspirações, quanto quem deseja se aproximar da escrita, mas ainda não encontrou um modo de se relacionar com essa ferramenta. Sei da seiva que mora no ato de escrever e que pode nutrir qualquer um que fizer intimidade com seu gosto. A escrita tem algo de vivo, que experimento e sinto, e por isso faço essa intimação. Íntima-ação. (sériocomoeuamopalavra!)

Como acontece

A ideia nasce da cartografia do meu processo com a escrita, e do encontro da minha artista com a psicóloga que também sou. A escrita se aproxima do corpo e do som. Esse trabalho se apoia sob o pilar da oralitura,  um conceito que valoriza a oralidade como forma de saber e ensino e um convite para a escrita tomar tom de voz oral, valorizando a oralidade como saber e espaço de ensino. Esse enfoque promove uma escrita fluida e potente, que rompe com academicismos elitistas e aproxima a literatura das pessoas. A metodologia da oficina dialoga com técnicas de dança – uma influência direta da minha trajetória como professora de balé e dança criativa. Nos encontros, convido os participantes a dançar com as palavras, explorando diferentes estados da escrita por meio de exercícios estruturados em aquecimento, alongamento, centro e improviso. Cada um conduz seu percurso, enquanto o grupo sustenta essa travessia.

Pesca Poética

A Pesca Poética, criada pela artista e psicóloga clínica  Maria Rocha em 2022, é um trabalho artístico que se dedica à escuta e observação da palavra falada. Maria compõe o caminho do INTIMAr, atua como uma "pescadora" das poéticas da oralidade, coletando e registrando expressões e palavras verbalizadas pelos participantes. Ao final, ela realiza uma performance vocal utilizando essas palavras e entrega um material artístico exclusivo que reúne todas as expressões coletadas, servindo como um corpo de memórias do processo vivido. Conheça mais aqui.

Referências e Inspirações

Durante os encontros se articula um repertório não hegemônico de referências, abrangendo literatura, filosofia, oralidade, performance e artes visuais. Entre os nomes que inspiram nossos encontros estão: Nego Bispo, Oyeronke Oyewumi, Luana Galoni, Maria Carolina de Jesus, Manoel de Barros, Ailton Krenak, Luiz Antonio Simas, Audre Lorde, Matilde Campilho, Lygia Clark, Clarice Lispector, Viviane Mosé, Maya Angelou, provérbios dos povos Bantos, entre outros. Apresentar essas referências é também um gesto formativo: amplia repertórios, cria pontes com outras vozes e formas de criação. Ao trazer esses nomes, além de nutrir a escrita, há uma formação de  público para a literatura e outras artes, estimulando leituras, olhares e escutas mais amplas e diversas.

O que já aconteceu

O INTIMAr a Escrita já teve quatro edições até aqui, todas realizadas online. Essa modalidade permitiu reunir participantes de diferentes regiões e contextos. Neste ano, além da 5ª turma online que será aberta em breve,o projeto se move também para o presencial - em Pouso Alegre/MG, fortalecendo a experiência do encontro. 

Os encontros são um tempo, um espaço, uma atenção-escuta. Uma repetição.
Uma aposta no desconhecimento de si. Escrever pra se desconhecer. Pra nutrir o que percorre em fluxo, alimentar a imaginação, o devaneio e o descanso. Pra reparar o que a escrita representa da gente. Também o que ela apresenta pra gente. Principalmente, o que ela realiza em nós.

Deixe seu e-mail para receber o aviso da próxima turma

​O INTIMAr a Escrita é um projeto autoral de Laura Conti, desenvolvido a partir de anos de pesquisa e prática no campo da escrita e da criação. O nome e a metodologia são de sua autoria, concebidos e aprimorados ao longo das edições realizadas.

Este projeto é protegido por direitos autorais. O uso não autorizado do nome, conceito ou metodologia sem permissão constitui violação de propriedade intelectual.

INTIMAr
a escrita

encontros que encorajam intimidade e investigação 

lauraconti.arte@gmail.com                                                                                             laura conti                                                                                                                                       2025

bottom of page